domingo, 12 de fevereiro de 2012

Campus Party Brasil 2012 – O que rolou, um breve resumo


A Campus Party Brasil é considerado o maior evento de inovação tecnológica, internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo. Pelo menos isso é o que se ouve dizer, mas o que isso realmente quer dizer? Pois bem, estou pela segunda vez participando desse evento, e como colaborador do Diário do Android, resolvi escrever um texto falando um pouco sobre o evento, que está acontecendo desde segunda-feira, 06, em São Paulo, e termina no domingo, 12.

Pra começar, vamos deixar um pouco de lado as definições filosoficas, como a que citei no inicio do post, e definições populares/pejorativas, do tipo: é um evento de nerd, geek, desocupados, filhinhos de papai, etc. A Campus Party, que acontece em várias partes do mundo, não apenas no Brasil, é um evento pra quem gosta de:

  1. Internet;
  2. Cultura Digital e Mídias Sociais;
  3. Games;
  4. Tecnologia da Informação;
  5. Ciência;
  6. Ganhar brindes e prêmios.
Além disso, é um evento pra quem:
  1. Tem dinheiro sobrando, ou topa passar um leve aperto durante uma semana;
  2. Tem tempo sobrando,
  3. Tem paciência

Então a Campus Party é uma reunião de pessoas que gostam (e MUITO) das coisas acima e possuem as condições citadas, pois durante uma semana, onde é possível inclusive ficar literalmente acampado no local do evento, são disponibilizadas condições para que tais pessoas possam curtir intessamente tudo o que gostam. Mas como?
O evento é livre, você faz o que quer e monta sua programação, ou não. Ou seja, você participa das atividades que quiser, se quiser, dorme e acorda onde e na hora que quiser, chega quando quiser, sai ou vai embora quando quiser. Sendo assim podemos listar algumas coisas que é possível se fazer na Campus Party.
 Navegar na Internet
Uma conexão dos sonhos, de 20GB, foi liberada nesse ano. Cabos de redes e mesas com cadeiras (as bancadas) estão espalhadas por toda a arena. É só chegar, plugar o PC ou Notebook e sair usando. Por isso muito gente simplesmente se contenta em passar horas e horas navegando. Além das bancadas, há também sofás e pufs localizados em certos pontos da arena, sendo que alguns desses pontos também conta com cabos de rede para conexão à Internet.
 Jogar, na Internet ou Não
Pra quem curte vídeogame, a Campus Party é um lugar perfeito. Primeiro, há uma área só de games (a arena é dividida em áreas de conteúdos), onde além de palestras sobre games, há consoles, máquinas tipo arcade e simuladores. Muita gente também traz seus próprios consoles de casa, e além disso, uma das coisas que mais se vê são pessoas jogando em rede no PC. E mesmo pra quem não é campuseiro (termo usado para designar os participantes do evento), há atrações fora da arena, na chamada Área Expo, que é um local aberto ao público. Além de mais alguns games espalhados pela área, nesse ano está acontecendo a etapa brasileira do Intel Extreme Masters, uma competição internacional de games, que vai premiar o campeão no jogo StarCraft II com US$ 21.000 e garantirá a vaga de duas pessoas no Campeonato Mundial da categoria.

Jogos e simuladores na Campus Party Brasil 2012

Assistir as Palestras, Debates e Oficinas
Essas são minhas atividades preferidas. São mais de 15 palcos, onde acontecem durante todo o dia palestras, debates e oficinas sobre os mais variados temas, divididos de acordo com as áreas temáticas da Campus, que são:Ciência, com atividades sobre Astronomia e Espaço, Modding e Hardware, Robótica; Cultura Digital, com atividades sobre Artes Digitais, Mídias Sociais e Música; Entretenimento Digital, basicamente sobre jogos e;Inovação, com atividades sobre Desenvolvimento, Segurança e Redes e Software Livre. 

Palestra na Campus Party Brasil 2012

Ganhar Brindes e Prêmios
Além das empresas patrocinadoras, há muitos blogueiros e outros grupos que participam do evento, e aproveitam para divertir a galera com a distribuição de brindes e prêmios. Dia e noite, em todo momento, alguma ação do tipo está acontecendo, seja na Internet, onde um RT é o suficiente para concorrer, seja em gincanas e desafios, que principalmente nas madrugadas, mobiliza muita gente que corre de um lado para o outro em busca de prêmios e brindes. Tais mimos que são distribuidos são os mais variados, desde adesivos, canetas e chaveiros, até smartphones, tablets e notebooks. Inclusive, foi na edição passada da Campus Party que eu ganhei meu Samsung Galaxy S.
Além de tudo isso, também é possível:
Modificar, aprender a modificar ou mostrar que você sabe modificar seu computador, fazer novas amizades, assistir filmes, pegar filas que ninguém sabe o motivo, gritar “uôôôôôôô”, o grito mais ouvido no evento, participar de luais e festas e até dormir, que é a atividade mais sem graça de todas durante a semana, porém em algum momento se torna necessária.
Pijama

Tecnologia, mobilidade e… Android, claro!
Claro que eu não usaria todo o espaço de um blog sobre Android para simplesmente falar sobre o que e o que se fazer na Campus Party. Esse evento tem muito mais a ver com a temática e os interesses desse blog do que se imagina. Pra começar, durante o evento se respira tecnologia e inovação. Começa a super estrutura de rede montada para antender mais de 7.000 pessoas com uma conexão de 20GB, passa pelas palestras e oficinas sobre software livre e desenvolvimento e vai até inovações com impressos 3D.
IMpressora
Mas o que mais nos interessa mesmo é a mobilidade, que cada vez está mais presente no evento. QR Codes são comuns nas ações promocionais, como a do Submarino e SERPRO, que distribuiram camisetas com QR Code. Banners e folders contendo QR Codes também são comuns, incentivando o uso de smartphones com leitores de códigos para acessar sites das empresas e promoções.
Serpro  CaixA
Empresas utilizam muito da mobilidade em seus estandes, como um leilão de tweets, onde vence o último a tuitar uma hashtag, que pode ser acompanhada na hora por um monitor do estande, ou uma ação especial do Foursquare, onde quem fizer check-in num determinado estande ganha um cupcake. Com atividades acontecendo em todos os cantos da Campus Party, dentro e fora da arena, o smarthone se torna ferrenta indispensável para acompanhar tudo o que acontece, sejam as promoções, através das redes sociais, ou a agenda das palestras.
QR
Por falar em palestras, algumas palestras foram dedicadas ao mundo móvel, como “Oficina: Desenvolvendo para iOS com Cocoa-Touch”, “Painle: Aplicativos para dispositios móveis voltados aos cidadãos”, “Debate: O mundo móvel”, “Palestra: Android – Conheça o futuro inevitável”, “Oficina: Desenvolvendo jogos PC e Smartphones com Unity”, “Oficina: Aplicações nativas para iOS e Android utilizando tecnologia WEB”, “Palestra: Desenvolvimento de Aplicativos para Windows Phone 7″, Palestra: (In)Segurança do Android”, dentre outras.
É possível perceber o quanto o Android, além das plataformas Windows Phone e iOS, tem ganhado espaço nas áreas de conteúdo, assim como nas promoções, onde vemos adesivos, chaveiros e outros brindes do Android sendo sorteados e desejados por muitos campuseiros.
Além de tudo isso, a Nokia e a VIVO aproveitam a Campus Party Brasil 2012 para apresentarem alguns dos lançamentos mais esperados do ano no Brasil, que ainda estão para chegar às lojas. Da Nokia, foram apresentados os aparelhos Nokia Lumia 710 e 800, os primeiros a chegarem no Brasil com o sistema Windows Phone. Os aparelhos estão expostos na bancada da empresa, dentro da arena, ou seja, apenas os campuseiros têm acesso. Mas lá podem mexer à vontade e tirar dúvidas com o pessoal da equipe, que aproveita para divulgar os novos aparelhos e o sistema através de folders e adesivos.
Galaxy XJá a VIVO, bem mais discreta, deixou nada mais nada menos do que um Galaxy X, o superfone da Google, numa bancada em seu estande na Área Expo, como já foi postado aqui. O curioso é que não há divulgação ou qualquer ação promocional sobre o aparelho, nem mesmo as promotoras sabem ao certo do que se trata. Mas ele está ali, ao lado de um Nokia e um iPhone, e muita gente nem se dá conta, pois não há absolutamente nada que o identifique.
É possível testar o aparelho pelo tempo que se quiser, até porque não se vê muito interesse do pessoal que por ali passa pelos aparelhos expostos, o que possibilita o teste sem pressa de cada função do aparelho. Podemos admirar seu belissimo desing e, é claro, brincar com o verdadeiro Android ICS. Depois vou fazer um post comendando minhas impressões sobre o tão esperado Google Phone.
Bom, isso é o que eu tinha a dizer sobre a Campus Party Brasil 2012, ou pelo menos um breve relato que achei legal compartilhar com todos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário